parlamento_europeu_

Inegável: todos querem ver a Bélgica. Nem tanto para apreciar, mas para matar a curiosidade: sucumbirão a esta expectativa ou a qualidade da equipe falará com maior propriedade? Pelo viés das coincidências, melhor seria se fracassassem, pelo menos para quem não quer ver a Argentina campeã. O que tem a ver?

A melhor campanha Belga em Copas é o quarto lugar de 1986, ano em que a Argentina se sagrou campeã, passando justamente pela equipes da Flandres, na semifinal. Outro dado a ser notado: era a segunda Copa disputada no México, como a de 2014 será a segunda no Brasil.

Apesar de estar fora há dois Mundiais (2006 e 2010), o histórico belga indica que costumam passar de fase. E, de fato, se a arbitragem tivesse sido menos equivocada, as sortes de 1994 (eliminados nas oitavas, pela Alemanha) e 2002 (também oitavas, pelo Brasil) talvez contassem uma história mais vencedora. A diferença daquelas para esta equipe é o vistoso do jogo, a tração, o encantamento.

Vi, pelo youtube, a partida contra a Croácia. Parecia uma mola: defendem-se bem e, lançados para frente, praticam um contragolpe assustador. Fellaini e Witsel formam uma dupla de volantes sólida, dando justamente vazão para que Hazard, De Bruyne e Mirallas (será o substituto de Lukaku, caso este não possa jogar?) se atirem para o gol adversário.

Além do grupo não ser dos mais temíveis, o estilo de jogo dos adversários parece ser propício aos belgas. Bem melhor enfrentar uma Coreia do Sul veloz do que uma Austrália retranqueira – apesar da melhor qualidade dos coreanos; muito mais fácil bater uma Argélia, de escola norteafricana de mais toque e menos vigor físico do que medir forças com Nigéria ou Gana; e, claro, melhor uma Rússia querendo jogo que uma Grécia sonhando com 1×0.

Na minha Copa apostada, passam em primeiro, eliminam Gana nas oitavas, derrotam a Suíça, nas quartas, perdem para a Itália, na semifinal. Dia 12 de julho, em Brasília, conhecem outra derrota, repetindo, assim, o quartolugar de 86.

 

É ele!

bélgica

Na verdade, são eles.

Anúncios