Image

A lenda afirma que são os inventores do futebol, embora outras tantas existam para dizer coisas diferentes. O certo é que estabeleceram as regras do que hoje entendemos como futebol. Algumas mudanças ao longo da história ainda não foram capazes de transformar o jogo em outra coisa. Também se afirma que a Premier League é o melhor campeonato nacional do mundo – e só poderia ser mesmo do mundo, por uma série de questões. Mas não são os times ingleses a reinar na Liga dos Campeões (estão em segundo, com 12 títulos, junto com a Itália e atrás da Espanha, com 14). O histórico em Copas do Mundo é humilde, mas pertencem, de todos modos, ao limitado hall de campeões, devido à conquista de 1966, em casa. Jamais conquistaram uma Europa.

Para falar do time atual, precisei de menos youtube, pois faz quase um ano – 2 de junho – que os vi no Maracanã, naquele empate contra o Brasil (2×2). O resultado poderia sugerir algo mais promissor para os rapazes da “terra da rainha”, mas a lesão de Walcott já faz cair bastante as opções de alterar o modo de jogo. Gerrard e Lampard jamais se entenderam naquele meio-campo. E somente um Rooney não faz classificação, num grupo que lhes reservou estreia dificílima: Itália, em Manaus.

Segundo o argentino Lucas Benito, muito contente com seu River Plate campeão argentino, a Inglaterra chega à última partida, contra a Costa Rica, apenas para cumprir tabela, enquanto Itália e Uruguai definirão o primeiro lugar do grupo. Que me perdoe meu ex aluno Omar Khan e que me desculpe meu amigo desenhista, Vinicius Mitchell, mas estou com as fichas do mesmo lado de Benito.

 

É ele!

Image

Wayne Rooney nasceu bem depois da separação entre rugby e futebol, mas algum gene, alguma herança familiar ficou, e ele é um jogador de futebol com pinta e corpo de jogador de rugby. O comportamento em campo, também: pouco teatro, muito virilidade, pouco desrespeito ao outro. E joga bem. Futebol, digo. Terá de enfrentar uma das melhores defesas do mundo, a da Itália, e poderá duelar com outro jogador de rugby, Lugano – de escola mais “suja”, em campo. Salve-se quem puder.

Anúncios